NOTÍCIAS

05 DE SETEMBRO DE 2019
FLORESTA CIDADÃ

 

 

FLORESTA CIDADÃ

O QUE É? Projeto

É a prática de ofertar uma muda de uma árvore, a cada realização de um registro de nascimento, à família do recém-nascido.

Por quê? Justificativa

O nascimento de uma nova vida é sempre momento de comemoração e alegria. Ficamos embriagados e renovados de esperança no ser humano e no mundo que nos cerca!

Nos arquivos do cartório de registro civil de Santo Antônio da Patrulha, há vários livros de registro de nascimento. São livros de muitas folhas, em média umas trezentas páginas.  Em cada uma dessas folhas, há um registro de uma nova vida.  Se toda vez que emitirmos um registro, plantássemos uma árvore, teríamos verdadeiras florestas, proporcionando um ar mais puro e saudável para cada novo cidadão patrulhense.

Imbuídos no propósito de envolvimento com a questão de consciência ecológica, a cada registro de nascimento, ofertaremos uma muda de árvore, identificada (nome e espécie) com as devidas orientações de plantio e cuidados.

Cada registro, uma árvore. Cada árvore, uma nova esperança.  Ao final de um livro com trezentas (300) páginas teremos uma verdadeira floresta... Floresta esta que proporcionará um ar mais puro e uma vida mais saudável a cada criança registrada no Cartório. O registro atribui a cidadania, que nos dias atuais, não pode desvincular-se da conscientização ecológica.

 Assim a floresta cidadã se faz de fato! Das folhas do livro para a vida!

Queremos que a família associe seu filho a árvore, encontrando gosto em acompanhar e zelar pelo crescimento e desenvolvimento de ambos.

A árvore cresce…a criança também! Desenvolvem-se juntos e criam laços afetivos: o humano e a natureza. O cidadão torna-se cuidador e protetor do meio ambiente, desenvolvendo relacionamentos de troca e zelo com o meio em que vive.

OBJETIVO

Despertar no cidadão patrulhense o cuidado, respeito e zelo pelo meio ambiente.

PÚBLICO ALVO

Pais de crianças registradas no Cartório de Registro Civil e Especiais de Santo Antônio da Patrulha/RS.

METAS

Garantir que as novas gerações sejam sensibilizadas da necessidade de respeitarmos e zelarmos pela conservação do meio ambiente.

 

Observação: Na muda a ser entregue aos pais constará o seguinte texto:

Olá ______________________. Desejamos uma vida saudável e com muitas alegrias. Que no exercício de sua cidadania o meio ambiente seja sempre um projeto de vida.

Floresta Cidadã é um projeto do Cartório Kirsten.

Mais informações em www.cartoriosantoantonio.com.br

 

Cerejeira-do-rio-grande (Eugenia Involucrata):  árvore frutífera e ornamental que alcança de 5 a 15 metros de altura. Floresce e frutifica na primavera. Os frutos são muito saborosos, doces e levemente ácidos. Eles podem ser consumidos in natura ou na forma de compotas, geléias, sorvetes, vinhos, licores, etc. Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, profundo, drenável e enriquecido com matéria orgânica. Fonte: https://www.jardineiro.net/plantas/cereja-do-rio-grande-eugenia-involucrata.html.